Conferência

12 de julho de 2024, 21h30

Notas Curriculares

Conferencista: Prof. Doutor David Levisky

Formado pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp (1969). Psiquiatra e Psicanalista com especialização nas áreas da Infância e da Adolescência. Membro efetivo, Analista Didata e professor da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicanalista com especialização na infância e na adolescência (IPA). Doutor em História Social pela USP. Membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Foi membro do conselho diretor da ABPCF. Assistente estrangeiro da Universidade de Paris VII (Hôpital de la Salpêtrière e Centre Alfred Binet). Atuou como psiquiatra do Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE). Psiquiatra infantil do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo e do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo (USP).

Foi editor da Revista Brasileira de Psicanálise. Ex-diretor administrativo da SBPSP. Foi diretor clínico do Centro de assistência ao menor (CIAM). Idealizador e coordenador do projeto “Abrace seu bairro” junto ao Instituto São Paulo Contra a violência, do qual foi Vice-presidente. Autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Comentário: Dra. Rosina Constante Pereira

Psicóloga Clínica e da Saúde, especialidade avançada de Psicoterapia, Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Psicanalista de adultos, crianças e adolescentes.

Membro Titular e Didata da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo – SPPPG.
Membro Titular e Didata da Associação de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e de Família -Poiesis Analítika.

Na sua atividade profissional exerce funções de supervisão, consulta psicológica, psicoterapia psicanalítica individual, psicodrama psicanalítico e psicoterapia psicanalítica familiar e de casal.”

Moderação: Dr. Pedro Pala de Sá

Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta e Psicodramatista.

É membro e Vice-Presidente da Poiesis Analítika (Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família).

Membro da Subcomissão Científica da AIPCF (Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família) para a Língua Espanhola e Portuguesa.

É sócio Titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Especialista pela OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses) em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia, Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e em Necessidades Educativas Especiais.
Ao longo da sua prática profissional tem realizado intervenção psicológica junto de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias..

Conferência

21 de junho de 2024, 21h30

Notas Curriculares

Conferencista: Professora Doutora Cristina Cruz

Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Psicoterapeuta de Casal e Família e Membro da Poiesis Analitika.

Licenciada em Psicologia na área de Justiça e Reinserção Social, desde o ano 2000, é Mestre em Psicologia da Educação, Doutorada em Psicologia Clínica. Possui pós-graduação em Neuropsicologia Pediátrica e Pós-graduação em Psicologia Forense.

Especializada em Psicologia Clínica e da Saúde com a especialidade avançada em Psicoterapia e especialização em Psicologia da Educação com especialidade avançada em Educação Especial pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Psicoterapeuta Psicanalítica, pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.

Psicoterapeuta de casal e família, pela Poiesis Analitika – Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família.

Terapeuta Familiar, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

Arte terapeuta, pela Sociedade Portuguesa de Arteterapia. Ao longo da sua experiência profissional trabalhou como psicóloga em diferentes contextos, coordenou diversos cursos, gabinetes e investigações.

Desenvolveu diversas formações nas áreas da parentalidade, coparentalidade, competências parentais, autorregulação emocional, perdas e lutos, obesidade infantil e relações interpessoais, para pais, professores, educadores e técnicos de educação e saúde.

Desempenhou funções de supervisão, é formadora certificada pela Universidade de Braga, nas áreas de domínio da Psicologia/Psicossociologia, Orientação Vocacional, Psicologia da Educação, Relações Humanas e Práticas de Aconselhamento e Orientação.

Lecionou em escolas profissionais e na Universidade da Madeira.

Orientadora de estágios académicos e profissionais na área da psicologia pela OPP.

É Coordenadora e Terapeuta Familiar do Núcleo de Apoio à Família e Aconselhamento Parental, serviço que articula com diversas entidades da RAM (Região Autónoma da Madeira). Integra e coordena a equipa do Gabinete de Apoio à Família onde exerce funções de psicoterapeuta, terapeuta de casal e família e supervisora.

 É, ainda, Técnica de Apoio à Vítima, Líder de Yoga do Riso e possui Formação Avançada em Tratamento de Dados Estatísticos.

Autora de diversas publicações em revistas científicas, em capítulos de livros e de e-books.

 

Comentário: Professor Doutor João Luís Bucho

Psicólogo Clínico, Psicoterapeuta e Terapeuta Expressivo.

Licenciado em Psicologia, Pré Bolonha, com especialização na área Clínica e de Aconselhamento (2000). Mestre em Criatividade e Inovação e Doutor em Ciências Sociais, com Especialização em Psicologia desde 2015.

Possui formação Pós-Graduada nas áreas de Gestão do Stresse, Consulta Psicológica, Psicoterapia, Arte-Terapia Institucional e em Arte- Psicoterapia da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia.

Realiza prática clínica de psicoterapia e acompanhamento psicológico em clínica privada e em contexto hospitalar. Prática clínica de grupo de Arte – Terapia na 7ª enfermaria, psiquiatria forense, no Hospital Miguel Bombarda.

Docente e Professor em diferentes pós-graduações e cursos, coordenador da Pós-graduação de Técnicas e Metodologias Activas e Expressivas (Iª a Vª Ed.) e Coordenador na Especialização em Terapias Expressivas em parceria com o ISLA – Lisboa. Orientador e supervisor de estagiários em Terapia Expressiva.

Foi, ainda, formador na Sociedade Portuguesa de Arteterapia, formador certificado pelo IEFP e Investigador da Vivenciarte.

É Sócio Fundador e Presidente da Associação Internacional de Terapias Expressivas – Vivenciarte.

Possui uma experiência de mais de 20 anos na coordenação e na realização de diversas ações de formação, cursos e workshops, temáticos e vivenciais, dirigidos a diferentes faixas etárias, subordinados à temática da arte-terapia.

Realiza prática de arte-terapia grupal, em vários contextos, com diferentes populações e em diferentes estádios de desenvolvimento.

Responsável pela apresentação de diversas tertúlias, comunicações e trabalhos em congressos, seminários e encontros científicos nacionais e internacionais, subordinados às temáticas da arte-terapia e das terapias expressivas. É ainda autor de diversos livros, publicações e artigos científicos.

 

Moderador: Dr Pedro Pala de Sá

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta.
É membro e Vice Presidente da Poiesis Analitika (Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família).
É sócio titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Especialista pela OPP em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia, Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e em Necessidades Educativas Especiais.
Ao longo da sua prática profissional tem realizado intervenção psicológica junto de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.

Conferência

17 Maio de 2024, 21h30

Notas Curriculares

Conferencista: Dr. Pedro Augusto Martins

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta. Ao longo do seu percurso profissional como psicólogo tem vindo a intervir e a especializar-se na área clínica e, em particular, no campo da psicoterapia de inspiração psicanalítica. Realiza intervenção individual, em grupo e também no âmbito da análise institucional. Ao longo da sua atividade profissional realizou trabalho junto de jovens institucionalizados, foi supervisor de Lares de Infância e Juventude, na CPCJ, coordenou o Projecto “Intervir nas Escolas” e desempenha funções de Psicólogo Clínico na Unidade de Psicologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), desde 2016. É Psicoterapeuta Psicanalítico de Casal e Família, membro da Direcção da POIESIS, Mestre de Estudos na POIESIS e Presidente da Comissão de Ética da mesma associação.

Comentário: Dr. Pedro Pala de Sá

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta.
É membro e Vice Presidente da Poiesis Analitika (Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família).
É sócio titular da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.
Especialista pela OPP em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia, Psicologia da Educação, Psicologia Comunitária e em Necessidades Educativas Especiais.
Ao longo da sua prática profissional tem realizado intervenção psicológica junto de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.

Moderadora: Dra. Sara Barbot

Psicóloga Clínica e da Saúde, desde 2004, atualmente exercendo prática clínica em Consultório Privado. É Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro da Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica de Casal e Família. Realizou Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – FMUP e Mestrado Clássico em Intervenção Precoce pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho – IEC-UM. Foi Diretora Clínica na Clínica de Saúde Infantil e Familiar do Porto (2019-2021), Diretora Técnica do “Centro para o Desenvolvimento e Apoio Familiar” na Associação Portuguesa para o Autismo – APPDA-Norte (2011-2018) e Diretora Técnica do “Centro de Recursos para a inclusão” das Unidades de Autismo da Zona do Grande Porto em ambos os anos letivos 2009/2010 e 2010/2011. Autora de diversos artigos científicos, dos quais destacamos “Os sinais de alarme na perturbação do espectro do autismo” e “Reflexões (não tão) externas sobre o interno familiar”, publicados pela Editora PAPA-LETRAS..

As famílias de Almodóvar, espaços compartilhados na clínica e no cinema.

15 março 2024, 21h30

Grupo Análise do Destino Mítico Português

16 de fevereiro, 21h30

 

A dor sem nome no rota do tráfico humano.

19 de janeiro, 21h30

As palavras têm dentro um corpo profundo – relação terapêutica e vitalidade afectiva.

18 de novembro, 21h30

A união (indiferenciada) faz a força: reflexões acerca da indiscriminação de lugares e funções na família.

20 de outubro, 21h30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *